Um empreendedor nato sabe fazer uso da soma e da divisão para desenvolver sua empresa. Alessandro é proprietário da marcenaria Trato e seu mix de produto principal foi desenvolvido por um designer, o Antônio Rainha. Com ele começou a divisão do trabalho que Alessandro promove com bastante equilíbrio. A especialidade da marcenaria é o que dá valor ao trabalho de Alessandro. A especialidade do Rainha é de projetar e de interpretar as necessidades do cliente para então desenvolver produtos que Alessandro seja capaz de produzir.

Somente estes dois personagens seriam suficientes para caracterizar a divisão e a soma de Alessandro e equipe, mas existem outros atores que complementam e multiplicam os benefícios. A estrutura de venda, emissão de notas, expedição de mercadoria e controle financeiro são atribuições da esposa de Alessandro. Com esta dedicação exclusiva a estes assuntos, tidos como burocráticos, a esposa de Alessandro permite aumentar o tempo que ele dedica à fabricação.

Já é uma boa divisão de tarefas praticada pela equipe mas ainda tem mais. O material que Alessandro utiliza é madeira de demolição bastante ásperas. As peças produzidas são lixadas e demandam bastante horas de trabalho. Alessandro dividiu o trabalho com uma casa de passagem, onde jovens em situação de risco procuram oportunidades de integrar-se à sociedade de maneira justa. Alessandro contratou as horas de trabalho dos jovens e passou a produzir mais peças.

As quatro operações matemáticas foram equacionadas no caso de Hans Alessandro van Bellen e a Trato marcenaria. Dividindo tarefas e atribuições a equipe pode aproveitar de seu melhor potencial. Foram somados os esforços e diminuído o tempo de produção. Adicionando a casa de passagem e os jovens em situação de risco adiciona-se benefícios sociais produzidos pela atividade econômica.

Porta CD’s

Porta Lápis