Uma articulação de sucesso com o design pode ser observada no projeto Tranças da Terra. O projeto reúne artesãos e produtores de trigo envolvendo mais de 50 pessoas do Meio Oeste de Santa Catarina. De forma associativa e em rede, este grupo desenvolve um trabalho artesanal a partir da palha de trigo respeitando as raízes culturais da região. Este tipo de artesanato é uma marca da bela região montanhosa.

A técnica dessa produção artesanal foi resgatada pelo Projeto Tranças da Terra, nascido da necessidade de encontrar uma atividade que identificasse a região e gerasse renda para as comunidades rurais. Os resultados obtidos se multiplicam em termos econômicos, sociais e ambientais.

De onde veio a ideia? A idéia nasceu dentro da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Joaçaba. A partir daí, com o envolvimento do SEBRAE, da Associação dos Municípios locais e da Universidade, o projeto proporcionou capacitação em gestão administrativa, financeira, mercado e consultoria em design de produto, onde foram desenvolvidos mais de 30 produtos para 5 coleções.

Os produtos em palha de trigo consolidam o artesanato local, firmando uma identidade com a sua colonização. O Projeto Tranças da Terra foi vencedor do Prêmio House e Gift de Design Nacional em 2006, com o produto Cesta Flores, da coleção Flores da Terra. O Prêmio House e Gift pode ser considerado o Oscar do Design brasileiro. Em 2011 o projeto foi novamente premiado, desta vez com a Luminária Flores.

A fórmula acaba se repetindo quando se observa interesses distintos se associando em uma atividade comum. Ela demonstra o sucesso quando apresenta seus resultados. Convido-os a conferir tudo no site www.trancasdaterra.com.br  .

Por Silvana Rosa