A cada temporada, a WGSN, empresa especializada na identificação de tendências, analisa os  principais movimentos a partir de pesquisas sócio-culturais que vão influenciar diversos setores, incluindo, entre outros, a moda. Para atemporada outono/inverno 2013/2014 os conceitos considerados como macrotendências serão “Living design”, “21st Century Romance” e “Hack-tivate”.

 

 

Hacktivate

Trata-se de uma evolução da última macro Idiomatic, em uma nova metodologia de de

sign que também utiliza os princípios do “cortar e colar” para imaginar novos produtos e desenvolver novas comunidades de produtores de cultura, design e arte.  A adaptação às necessidades é o ponto de partida para as customizações. Hack-tivate eleva as ideias tradicionais de DIY, personalização, desconstrução e reparação. A paleta se resume a cores fortes e brilhantes em contraponto ao preto e branco.

As silhuetas são simples, inspiradas no sportswear, mas em tafetá, couro metalizado, acabamentos “wet”, vinil etc. Em destaque, o look sports glam, chave da macro hacktivate, com paetês e metalizados em jaquetas varsity, por exemplo.

Assista o vídeo: http://vimeo.com/43973417

 

21st Century Romance

Com apelo no design, essa macrotendência coloca a importância da beleza imponente e deslumbrante acima de tudo. Tem como base  ciência, natureza, artesanato e a reunião de elementos de design aparentemente contraditórios.

 A temática mostra um novo sentido de beleza para o século XXI, com foco na arte futurista, mas com a valorização da beleza, na mesma medida do romantismo do século XVIII. É  uma reação à revolução tecnológica desta década. Histórico, conto de fadas, moderno e dark drama são expressões que sintetizam a proposta.  

Na paleta de cores tons pastel em contraste com preto e prata que proporcionam toque de drama, com inspiração nas pinturas clássicas. Há um retorno ao ornamentado e decorativo. 

Os tecidos são inspirados no Barroco e Gótico e criam um look hyper-craft, com técnicas decorativas como devoré e estampas “tone-on-tone”. O contraste é entre peças delicadas e românticas em um styling mais grunge, com influências street. O importante é o clash, misturando tecidos leves com elementos pesados.

Assista o vídeo: http://vimeo.com/43989356

 

Living Desing

Eco Hedonism viu a natureza se transformar no luxo feito pelo homem. Na prática traz a mescla entre ciência, tecnologia, animais e humanos para criar uma nova espécie de design. Esta tendência é sobre objetos que comunicam por meio da forma como eles olham, sentem e interagem uns com os outros. 

Os conceitos de Living Design são Biomórfico, Hibernate, New Species e Produtos com Personalidade.  As cores aparecem amplificadas e vibrantes, além de tons outonais intensos, como marrom e verde. As silhuetas são orgânicas, com formas arredondadas e as peças têm

personalidade vintages, gráficas ou lúdicas.

 

Assista o vídeo: http://vimeo.com/43983538

 

 

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google Bookmarks
  • Facebook
  • E-Mail

Uma reposta para “WGSN macrotendências outono/inverno 2013-2014”

  1. Maria Gorete Hoffmann disse:

    Por gentileza, publiquem a data da postagem para que se possa saber se não está desatualizada a informação. Essas mega tendências são revistas semestralmente e não sei em que mês vocês publicaram.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como será o futuro? | Fluência Urbana - [...] também pode ser visto sob a ótica da moda, onde uma das macrotendências propostas pela WGSN é o Living …

Deixe uma Resposta